DO BARÃO PARA O MUNDO

Blog de interação da turma 41/2009, da 4ª série do ensino fundamental da EEEF Barão de Cerro Largo, Rio Grande - Rio Grande do Sul - Brasil.
Ambiente virtual para desenvolvimento do projeto dídático da especialização em Mídias na Educação - IFCT/FURG 2009, pelo cursista José Roig, do NTE Rio Grande/18ª CRE, em parceria com a profª Simone Zogbi, regente da turma 41.
Projeto didático: "Blog (diário virtual) como ambiente de EaD: entre o tecnológico e o pedagógico".
Tema do projeto: História do Rio Grande do Sul e da cidade do Rio Grande, nos aspectos histórico, cultural e das tradições gaúchas.

sábado, 28 de novembro de 2009

Momentos de interação, estudo e inclusão na Biblioteca Rio-Grandense


Fernando tocando no quadro em relevo do Almirante Tamandaré.

Fernando lendo a Bíblia em braille.

Fernando tocando no busto de Louis Braille.

Fernando tocando no busto do Imperial Marinheiro Marcílio Dias.

Fernando tocando o busto de João Barbosa Coelho, um dos sócios fundadores da Biblioteca Rio-Grandense, fundada em 1846.

Acima, imagens como aluno Fernando, que possui necessidade educativa especial, já que é cego. Fernando participa de todas as atividades, fora da sala de aula, interage com os alunos, é cantor, músico (toca teclado e violão) e sabe contar piadas aos amigos. Uma lição de vida àqueles que o rodeiam.

No vídeo de 1 minutos e 43 segundos, com o educador José Roig, no NTE Rio Grande/18ª CRE sobre os objetivos do blog e do projeto didático, Fernando dá uma definição clara e objetiva do que é para ele a Educação a distância: "Educação a distância é a educação fora do ambiente ou do lugar onde estamos".
Maravilha de definição. Onde estamos? Na escola! Então, educação a distância é exatamente isto que o Fernando bem definiu. A educação que ocorre fora do lugar onde estamos, que pode ser nas saídas de campo à Biblioteca Rio-Grandense, à charqueada São João, ao Jornal Agora e ao Memorial Militar Silva Paes. Além disso, essa interação tem ocorrido com os alunos, através de mensagem via msn e orkut, utilizando as tecnologias em geral como forma de comunicação.

Assistam o referido vídeo, no link abaixo:

Vídeo sobre os objetivos do blog da turma 41

2 comentários:

  1. Sou mãe da aluna Eduarda e acho muito interessante estes passeios, porque eles aprendem a ter mais conhecimento da história da nossa cidade.
    Um abraço a todos...

    ResponderExcluir
  2. Prezada Adriana, que bom receber a visita dos pais e responsáveis dos alunos no blog, o incentivo da família é muito importante nop processo de ensino-aprendizagem. Todos somos de certa forma educadores e temos um papel social na formação dos jovens. Esses passeios complementam o conteúdo ministrado pelo prof. Simone em sala de aula, unindo a teoria à prática. E a turma é muito interessada, participa, interage. Pra mim tem sido um projeto didático enriquecedor para a minha pós graduação em Mídias na Educação. Obrigado pela visita e comentário, todos os alunos gostam demais de receber visitas e palavras de incentivo. Saber motivar o aluno é um dos desafios do educador também. Um abraço, Zé Roig.

    ResponderExcluir